quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Resultado de exames

Share it Please
Olá blogosfera,
Tudo bem co vocês?

Comigo ta tudo indo certo com a R.A, mas a TPM está chegando.
Já to sentindo os primeiros efeitos dela no meu corpo e mente, rs!
Irritação é meu sobrenome. Vou ficar firme para não descontar na comida.
E parece que o mundo conspira contra você quando está de TPM.
Meu namorado inventou de ficar o próximos 4 finais de semana sem sair pra ver o final da temporada de Futebol Americano, minha mãe grita mais que o vocalista do Slipknot, minha conta bancária ta uma tristeza só... Ta brabo, rs. Mas vai passar...

Onde fui na clinica da família aqui perto de casa para pegar uns exames de sangue que eu tinha feito.
Duas medições vieram altas. Meu colesterol (225 mg) e meu triglicerídeos (156) estão na faixa limite para ficar elevado. E fiquei pensando, pra que servem essas budegas no meu corpo? Fui procurar resposta e olha o que eu encontrei. 

Colesterol: 

"O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). Existem uma série de fatores que promovem elevação do colesterol. Alguns são modificáveis, pois relacionam-se ao estilo de vida do indivíduo (dieta ou exercício, por exemplo). Outros são inerentes e não podem ser modificados (hereditariedade)"

Fonte: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=409

Triglicerídeos:

"Os triglicerídeos são moléculas de gordura, que têm como principal função a produção de energia para o funcionamento do organismo. Os triglicerídeos elevados, valores acima de 150mg/dl, é uma das formas de dislipidemias. Dislipidemia é o nome que se dá quando ocorrem alterações dos lipídios (gorduras) contidos no sangue.Estas alterações são importantes uma vez que o fundamento das principais doenças do mundo moderno como o infarto, aneurismas e infartos cerebrais, se deve à deposição de gorduras no interior dos vasos sanguíneos (aterosclerose).Deste modo uma pessoa que mantém níveis altos destes lipídios, principalmente se houver outros fatores considerados de risco para a aterosclerose como a hipertensão ou diabetes não controlados, o tabagismo, sedentarismo, obesidade, história familiar, corre um alto risco de desenvolver precocemente e de maneira muito mais grave algumas doenças."


Fonte: http://www.socergs.org.br/publico/index.phpoption=com_content&view=article&id=38:triglicerideos-o-que-sao-e-como-tratar&catid=2:habitos-saudaveis&Itemid=4


Fiz esses exames no início de dezembro, no auge da minha gula. 
Comer errado e estar acima do peso não gera só um problema estético, gera um problema muito maior, que é aumentar consideravelmente o risco de morte.
Espero converter esse quadro tranquilamente com a alimentação mais saudável e exercícios físicos.
Fica o alerta para todas nós. 
E para vocês, estar acima do peso já acarretou problemas maiores do que não caber em qualquer roupa?
Espero o comentário de você!

Beijos da Tay






Comente com o Facebook: