quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Resultado de exames

Share it Please
Olá blogosfera,
Tudo bem co vocês?

Comigo ta tudo indo certo com a R.A, mas a TPM está chegando.
Já to sentindo os primeiros efeitos dela no meu corpo e mente, rs!
Irritação é meu sobrenome. Vou ficar firme para não descontar na comida.
E parece que o mundo conspira contra você quando está de TPM.
Meu namorado inventou de ficar o próximos 4 finais de semana sem sair pra ver o final da temporada de Futebol Americano, minha mãe grita mais que o vocalista do Slipknot, minha conta bancária ta uma tristeza só... Ta brabo, rs. Mas vai passar...

Onde fui na clinica da família aqui perto de casa para pegar uns exames de sangue que eu tinha feito.
Duas medições vieram altas. Meu colesterol (225 mg) e meu triglicerídeos (156) estão na faixa limite para ficar elevado. E fiquei pensando, pra que servem essas budegas no meu corpo? Fui procurar resposta e olha o que eu encontrei. 

Colesterol: 

"O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). Existem uma série de fatores que promovem elevação do colesterol. Alguns são modificáveis, pois relacionam-se ao estilo de vida do indivíduo (dieta ou exercício, por exemplo). Outros são inerentes e não podem ser modificados (hereditariedade)"

Fonte: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=409

Triglicerídeos:

"Os triglicerídeos são moléculas de gordura, que têm como principal função a produção de energia para o funcionamento do organismo. Os triglicerídeos elevados, valores acima de 150mg/dl, é uma das formas de dislipidemias. Dislipidemia é o nome que se dá quando ocorrem alterações dos lipídios (gorduras) contidos no sangue.Estas alterações são importantes uma vez que o fundamento das principais doenças do mundo moderno como o infarto, aneurismas e infartos cerebrais, se deve à deposição de gorduras no interior dos vasos sanguíneos (aterosclerose).Deste modo uma pessoa que mantém níveis altos destes lipídios, principalmente se houver outros fatores considerados de risco para a aterosclerose como a hipertensão ou diabetes não controlados, o tabagismo, sedentarismo, obesidade, história familiar, corre um alto risco de desenvolver precocemente e de maneira muito mais grave algumas doenças."


Fonte: http://www.socergs.org.br/publico/index.phpoption=com_content&view=article&id=38:triglicerideos-o-que-sao-e-como-tratar&catid=2:habitos-saudaveis&Itemid=4


Fiz esses exames no início de dezembro, no auge da minha gula. 
Comer errado e estar acima do peso não gera só um problema estético, gera um problema muito maior, que é aumentar consideravelmente o risco de morte.
Espero converter esse quadro tranquilamente com a alimentação mais saudável e exercícios físicos.
Fica o alerta para todas nós. 
E para vocês, estar acima do peso já acarretou problemas maiores do que não caber em qualquer roupa?
Espero o comentário de você!

Beijos da Tay






Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Putz Thayz, namorado que gosta de futebol ninguem merece, né. Meu marido tbem curte muito, a sorte é que o time dele foi rebaixado...tadinho!!
    Quanto as exames, continue com o teu empenho que logo logo esses números abaixam!! beijao
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, eu tenho tudo alto nos exames..fiz em novembro do ano passado e quero fazer de novo em abril. Fica bem, beijo beijo.

    ResponderExcluir
  3. vou começar minha dieta hj trocando janta por shake pois sofro bulling até de meu filho que achou umas fotos minha magra e ta me matando com os comentarios e ele tem só 5 anos e não entende . preciso fazer exames tbm beijão keila .

    ResponderExcluir
  4. Olá Tay
    ainda bem que vc fez exames e sabe o que estava alto e agora pode reverter

    http://acessoriostalisma.blogspot.com.br/

    beijos Thaynã

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!
    As vezes bate uma depre mesmo, ainda mais quando temos compulsão.
    Mas temos que lembrar que sempre há recomeço e temos que ir atrás dos nossos objetivos.
    Eu na TPM fico o cão chupando manga rss
    Se cuida!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Tayzinha!

    Eu também tenho predisposição de ter diabetes, pressão alta e esse foi um dos motivos de querer cuidar do meu corpo.
    Vamos lá né? Vamos cuidar dessa alimentação direitinho para melhorar essas taxas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Na maioria das vezes a gente sabe que não pode ter colesterol elevado, mas não saber o porquê disto. O mesmo com os triglicerídeos. Ah, gostei também do " minha mãe grita mais que o vocalista do Slipknot"! A MINHA TAMBÈÈÈM! hauhauhauha Beijos linda

    ResponderExcluir
  8. TPM = Salão de beleza, sair com as amigas, assistir filme e seriado... nada de ir pra cozinha! hehehe
    Eu por sorte nunca tive problema de saúde, porque eu sempre comi bem. O meu negocio chama-se massa. Mas aprendi a tirar o carboidrato e tá tudo correndo bem... obrigada pelo seu comentário.. bjos

    ResponderExcluir
  9. É só fazer RA e AF que vc vai conseguir bjs!

    ResponderExcluir
  10. Tay,
    Esse negócio de exame é chato demais, faço e nem abro, levo logo para o médico dizer, pois são numeros demais!
    Beijos e boa sorte
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Isso tudo irá passar, é só ter calma ... pois é continue fazendo reeducação alimentar e atividade física que logo os exames irão melhorar

    abraços

    PS: que tal retirar os caracteres de postagem da mensagem? fica bem mais rápido e fácil pra gente comentar ...

    ResponderExcluir
  12. Tay amiga, obrigada pelo carinho!!! São taxas mto importantes e tenho certeza que se vc repeti-las nos proximos meses estarão mais baixas pq elas são totalmente influenciadas pela nossa alimentação!!! bjs e força!!

    ResponderExcluir

Adoro ler o que você tem a dizer!
Muito obrigada pela visita!