terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A dieta Dukan

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Boa tarde blogosfera!

Tudo certinho com vocês?


Como disse no post anterior, decidi seguir a dieta Dukan.

Vou explicar aqui como ela funciona e dizer, no meu ponto de vista, suas vantagens e desvantagens.

Em primeiro lugar, se você deseja fazer a Dukan, eu recomendo a leitura do livro "Eu não consigo emagrecer" do Dr. Pierre Dukan. Muitos sites explicam a dieta e tudo mais, mas acho essencial uma lida na fonte primária da dieta.




A base da alimentação desse método são a proteínas. A dieta é composta por quatro fases e em cada uma delas há regras bem definidas do que pode ou não comer. Quem quer começar precisa entrar no site https://www.dietadukan.com.br para saber a duração de cada fase. Vou colocar aqui a baixo a minha avaliação. 


Abaixo segue o resumo dessas quatro fases. 


Ataque

A primeira fase é como se fosse um "acorda menina". Ela tem uma lista bem reduzida de alimentos permitidos, composta em sua maioridade de proteínas e algumas fibras. O Dr. Dukan diz em seu livro que o homem, durante muito tempo de sua evolução se alimentou basicamente de carne de caça. Dukan diz que "A digestão de proteínas é a mais longa e laboriosa de todas as categorias de alimentos. É preciso mais de três horas para desintegrar e assimilar as proteínas [...]quando um candidatoao emagrecimento consome carne, peixe ou um iogurte magro, osimples fato de digeri-lo e assimilá-lo impõe-lhe um trabalho, uma perda de calorias, que reduz o ganho energético da refeição. A fase ataque é curta. Ela visa a perda de peso rápido e a limpeza do organismo


Cruzeiro

É a segunda fase. Proporciona o perca de peso mais lenta. Essa é parte da dieta que durará até você perder a quantidade de peso desejado. Ela tem a alternância em um dia de proteína pura (igual a fase ataque) e um dia de proteína com legumes. Nessa fase aparecem os alimentos tolerados, permitidos em até duas porções por dia. Essa é a fase da dieta em si. Nesse momento você perderá todo o peso planejado e ela durará até que você atinja sua meta.

Consolidação

É a terceira fase. Nesse momento você irá aprender a manter o peso que você conquistou e irá começar reintroduzir alguns alimentos banidos até agora. A regra é fazer 10 dias dessa dieta para cada quilo perdido. Por exemplo, se você perdeu 10 kg fará 100 dias dessa fase. As frutas voltam a ser permitidas, além de alimentos feculentos como massa, arroz e batata. Você também poderá usufruir de 1 jantar de gala por semana na primeira metade da consolidação e dois na parte final. Você escolherá um dia (sugerido a quinta feira no livro) para fazer a dieta da fase ataque.

Estabilização

Essa fase estará com você para o resto da vida. Aqui você poderá comer sem restrições, porém sempre levando consigo o aprendizados das outras fases. Essa fase só tem 3 regras que são comer 3 colheres de farelo de aveia por dia, fazer sempre um dia da dieta ataque durante a semana e abandonar os elevadores.


Para saber a lista de todos os alimentos permitidos em cada fase é só entrar no site http://www.dietaereceitas.com.br/


Na minha opinião os prós dessa dieta são:

  • Ter uma lista de alimentos bem definidos; 
  • Ser feita em fases, o que dá a sensação de conquista a cada fase terminada e não deixa monótoma; 
  • Ser longa. Ninguém perde e mantém 20 quilos perdidos em 15 dias; 
  • Se preocupar em manter o peso perdido. Eu já emagreci muitas vezes, mas sempre acabo engordando novamente. 

Os contras são:

  • Não poder beber cerveja. SEM DÚVIDA, será a coisa mais difícil para mim nesses meses; 
  • É difícil comer na rua e na casa das pessoas com tantas restrições. 


Espero ter ajudado quem ainda não entendia direito a dieta.


Beijos a todos!

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